A assistente virtual Alexa, desenvolvida pela Amazon, pode se tornar uma grande aliada no controle e redução dos gastos energéticos.
Ao conectar a Alexa a equipamentos compatíveis, como lâmpadas, termostatos e eletrodomésticos, o usuário ganha a possibilidade de gerenciar esses aparelhos de maneira mais eficiente.
Ao configurar a Alexa para desligar luzes, ajustar o funcionamento do ar-condicionado ou ativar modos de economia em horários específicos, o desperdício pode ser reduzido.
Ao solicitar sugestões, o usuário recebe informações sobre melhores práticas para o uso de eletrodomésticos, indicações sobre troca de lâmpadas convencionais por modelos LED, além de alertas para evitar que equipamentos fiquem ligados sem necessidade.
Esse recurso utiliza aprendizado de máquina para identificar padrões de uso dos dispositivos conectados e sugerir ajustes automáticos que auxiliam na economia de energia.
Por meio do Energy Dashboard ou Painel de Energia, disponível no aplicativo da Alexa, é possível visualizar informações sobre o uso de eletricidade, identificar padrões de consumo e detectar picos de gasto.