Economizar energia elétrica, é comum nos depararmos com diversas dicas e informações. No entanto, algumas crenças populares sobre economia de eletricidade nem sempre correspondem à realidade. Conheça 5 mitos sobre o tema:
Muita gente acredita que manter a geladeira cheia aumenta o consumo elétrico, mas isso não é verdade. Na realidade, o volume interno preenchido ajuda a manter a temperatura estável, reduzindo o trabalho do compressor.
Muitos acreditam que desligar o ar-condicionado ao sair de um ambiente é sempre vantajoso, mas isso depende do tempo de ausência. Se for uma saída curta, desligar e ligar novamente pode fazer com que você consuma mais energia.
A tensão da tomada (220V ou 127V) não interfere no consumo de energia. O gasto elétrico é determinado pela potência do equipamento, medida em watts, e pelo tempo de uso.
Deixar o carregador conectado na tomada sem uso consome energia, mas em quantidade muito pequena. O maior problema está no risco de superaquecimento e possíveis curtos-circuitos, o que pode causar incêndios.
A energia solar é uma excelente alternativa para reduzir os gastos com eletricidade, mas não significa que você ficará totalmente isento da conta de luz. Normalmente, a economia gira em torno de 90% a 95%.
Com o aumento das tarifas da conta de luz, muitas famílias buscam maneiras de economizar. De acordo com estudos, é possível reduzir até 12% do consumo total de uma residência. Confira como na matéria do E-Investidor: