O consórcio é uma alternativa muito procurada por quem deseja adquirir bens de alto valor, como imóveis, carros ou outros serviços diversos, sem recorrer ao financiamento e aos seus altos juros.
Sendo ideal para aqueles que não tem urgência de compra e para quem precisa de um “empurrão” para economizar, já que cria uma obrigação financeira regular.
No consórcio, um grupo de pessoas com um objetivo em comum, contribuem mensalmente para um fundo. A cada mês, um participante deste grupo é sorteado para receber o bem, enquanto os demais continuam concorrendo ou podem oferecer lances para antecipar a contemplação.
Embora não haja cobrança de juros, o consórcio inclui taxas de administração e, em caso de desistência, o consorciado não recupera todo o valor investido. A seguir, veja 5 segredos que você precisa saber antes de entrar em um consórcio:
Uma das grandes vantagens do consórcio é a simplicidade para começar. De acordo com o blog da Embracon, ao contrário de financiamentos, que realizam uma análise do comprador, o consórcio é acessível.
Ao contrário dos financiamentos tradicionais, no consórcio não há cobrança de juros. Na modalidade são aplicadas taxas de administração e de fundo de reserva, mas o custo total ainda é significativamente menor.
O consórcio protege o poder de compra do consorciado por meio de reajustes anuais na carta de crédito, que acompanham os índices inflacionários.
Ao ser contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito que equivale ao valor integral do bem desejado. Essa condição permite negociar descontos significativos na compra, já que o pagamento será feito à vista.
Quem não quiser depender exclusivamente dos sorteios mensais pode oferecer lances para antecipar a contemplação da carta de crédito.
Embora ambas ofereçam caminhos para a realização de sonhos, há diferenças cruciais entre as duas opções que podem influenciar sua decisão. Saiba mais na matéria completa do E-Investidor.