Com o verão se aproximando – marcado para o dia 21 de dezembro de 2024 –, é natural buscar formas de manter a casa fresca e confortável. No entanto, o uso excessivo de aparelhos elétricos pode pesar na conta de luz no final do mês.
O peso da conta de luz no orçamento das famílias brasileiras é um tema recorrente, principalmente porque o Brasil tem a segunda tarifa de energia elétrica mais cara do mundo.
O pagamento da conta de luz hoje afeta 25% da renda familiar. Além disso, dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) apontam um aumento de 47% nas tarifas de energia nos últimos cinco anos.
Preocupada com o bem-estar e a economia dos cidadãos, a Neoenergia Pernambuco separou 5 dicas simples e eficazes para você aproveitar o verão sem se preocupar com o consumo de energia. Confira quais são:
Para os dias de calor, prefira banhos frios. Caso utilize o aquecimento, ajuste o chuveiro para a posição “verão”. Essa mudança já faz uma grande diferença no seu consumo.
Ajuste a temperatura para 23°C, o ponto ideal entre conforto e economia. Outra dica é: utilize o temporizador para evitar que o aparelho fique ligado por mais tempo do que o necessário.
Após resfriar o ambiente com o ar condicionado, desligue e use ventiladores para manter a sensação térmica agradável. Mantenha os ventiladores limpos para garantir um funcionamento mais eficiente e econômico.
Reduza o número de vezes que abre uma geladeira. Cada vez que entra calor, o motor precisa trabalhar mais para manter a temperatura interna. Posicione o aparelho em um local ventilado e certifique-se de que a borracha da porta está em boas condições.
Evite ligar e desligar equipamentos como ferros de passar e fornos de frequência. Quando precisar utilizá-los, organize as tarefas para aproveitar ao máximo o tempo de uso.
Quem nunca ouviu dizer que a geladeira é a campeã em consumo de energia em casa? Pois prepare-se para uma surpresa: o verdadeiro vilão da sua conta de luz pode estar bem mais próximo do que imagina. Descubra na matéria do E-Investidor.