Tenho 50 anos e 30 de contribuição: já posso me aposentar?

Dúvida frequente

A dúvida sobre quando é possível se aposentar é bastante comum entre os brasileiros, principalmente para quem já acumula décadas de contribuição ao INSS.

Regras aposentadoria

Depois da Reforma da Previdência de 2019, as condições para se aposentar mudaram. Nesse caso, é necessário se encaixar em uma das regras de transição ou aguardar para cumprir os novos critérios de idade e tempo mínimo de contribuição. Confira as regras:

Regras para se aposentar por idade em 2025

Para se aposentar por idade em 2025, é preciso cumprir as seguintes exigências: Homens: 65 anos de idade e 20 anos de contribuição; Mulheres: 62 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Regras para se aposentar por idade em 2019

Já os segurados que começaram a contribuir com a Previdência antes de novembro de 2019, a exigência é: Homens: 64 anos de idade e 35 anos de contribuição;Mulheres: 59 anos de idade e 30 anos de contribuição.

Leia mais

Regra para aposentar por pontos

Outra opção para quem já contribuiu antes da reforma é a fórmula de pontos, que soma idade e tempo de contribuição. A pontuação mínima exigida será: Homens: 102 pontos;Mulheres: 92 pontos.

Regras de transição da aposentadoria

As regras de transição foram criadas para proteger segurados que estavam próximos da aposentadoria na época da reforma. Uma das alternativas é o pedágio de 50% sobre o tempo restante para se aposentar pelas regras antigas e não exige idade mínima.

Regras de transição da aposentadoria

Na transição com pedágio de 100%, é necessário ter pelo menos 57 anos, no caso das mulheres, e 60 anos, no caso dos homens, desde que a pessoa já tenha completado 28 anos e 1 dia de contribuição na data em que a Emenda Constitucional 103 entrou em vigor.

Tenho 50 anos e 30 de contribuição: posso aposentar?

Se você tem 50 anos de idade e 30 anos de contribuição, pode estar próximo da aposentadoria, pela regra de transição do pedágio de 50%, não é exigida idade mínima para aposentar, apenas ter no mínimo 28 anos de contribuição.

Leia mais