6 graus (e 15 minutos) de separação: da Nvidia à Apple
A história dos microchips – dos circuitos integrados aos GPU para IA – se entrelaça com a trajetória das três companhias com ações mais valiosas da Bolsa, em 6 graus de separação que vão da Nvidia à Apple.
A Nvidia (Nasdaq: NVDA), uma das três companhias com valor de mercado de US$ 3 trilhões, é comandada por Jensen Huang, que é primo de Lisa Su, CEO da fabricante de microchips AMD…
Su, uma das mais bem-sucedidas executivas do Vale do Silício, começou sua carreira como engenheira de semicondutores na…
Texas Instruments (Nasdaq: TXN), onde os circuitos integrados foram inventados em 1958 pelo ganhador do Nobel de Física Jack Kilby. Apenas seis meses depois Robert Noyce fez a mesma descoberta e…
Anos mais tarde fundaria a Intel (Nasdaq: INTC), que, com seus processadores 386, 486, Pentium e sucessores, dominaria o mercado de CPUs em parceria com o sistema Windows da…
Microsoft (Nasdaq: MSFT). Por décadas a grande sombra da companhia fundada por Bill Gates foi a Apple de Steve Jobs. Hoje, as duas big techs disputam o pódio de companhia mais valiosa do mundo com a…
Nvidia, sediada em Santa Clara, distante apenas 15 minutos de carro da sede da Apple, em Cupertino, no Vale do Silício.