6 hábitos financeiros de pessoas bem-sucedidas para adotar em 2025

Ter liberdade financeira é o sonho de muitos brasileiros e nada melhor do que buscar por isso ao passo que um novo ano se inicia.

Mas para ter um 2025 com resultados financeiros diferentes, é preciso começar a cultivar alguns hábitos. Aqui vão 7 hábitos que podem te ajudar a lidar melhor com seu dinheiro:

1 - Quais são suas metas?

O que você quer para esse ano? Realizar uma viagem, comprar um imóvel, tirar sua CNH? Saber o que você quer alcançar, seja a curto, médio ou longo prazo, te ajuda a focar no seu objetivo e a evitar gastos desnecessários. Tenha em mente suas metas.

2 - Equilibre suas finanças

O segundo hábito está conectado ao primeiro. Não só para alcançar o que você deseja, equilibrar suas finanças te ajuda a ter estabilidade financeira. Separe o que é despesa do que é desejo, priorize o que importa e evite compras compulsivas.

3 - Tenha uma reserva financeira

Muitos subestimam a importância de ter um dinheiro separado para emergências, mas essa reserva é fundamental para evitar endividamentos quando surge um contratempo. Se você ainda não tem uma reserva, comece tirando 10% do que recebe todo mês para montar uma.

4 - Crie rotinas financeiras semanais

O segredo de um bom hábito é a prática diária. Ao invés de pensar mensalmente, divida seu orçamento por semana: quanto você pode gastar nessa semana? Além disso, separe um dia semanal para revisar saldo, pagamentos pendentes e acompanhar suas metas.

5 - Diversifique suas fontes de renda

Sabe cozinhar, fotografar ou tem talento com artesanato? Que tal fazer uma renda extra com isso? Além da sua renda principal, procure fazer outras rendas, seja através de aptidões ou de investimentos, como em títulos do Tesouro Direto e CDBs.

6 - Estudar educação financeira

A educação financeira te ajuda a ter mais consciência e um bom relacionamento com seu dinheiro. Ela é fundamental para evitar gastos e não se endividar, poupar seu dinheiro e trazer uma noção sobre investimentos. Cuidar do dinheiro ajuda a usá-lo de forma satisfatória.