Para muitas pessoas, planejar a viagem dos sonhos exige mais do que escolher o destino perfeito, sendo necessário acumular dinheiro com antecedência, garantindo que as despesas sejam pagas sem comprometer o orçamento.
Segundo o blog Bora Investir da B3, investir em produtos financeiros adequados ao prazo da viagem pode fazer toda a diferença no valor acumulado. Conheça dicas para economizar e planejar a viagem ideal:
Planeje o custo total da viagem, considerando passagens, hospedagens, alimentação, passeios e deslocamentos. A partir disso, avalie o quanto você pode guardar por mês para atingir a meta financeira dentro do prazo.
Para viagens a curto prazo, menos de um ano, produtos como o Tesouro Selic e CDBs com liquidez diária são boas opções. Já para prazos de até dois anos ou mais, LCIs, LCAs e CDBs de longo prazo oferecem maior rentabilidade.
Viajar fora da alta temporada pode reduzir custos em até 50%. Destinos menos populares ou pacotes promocionais também são ótimas alternativas para economizar.
Procure por promoções de passagens e pacotes meses antes da viagem pode gerar economias significativas.
Imprevistos podem surgir durante a viagem, reserve 30% do valor total estimado para cobrir gastos não planejados, como passeios extras ou emergências.
Estabeleça um orçamento diário e priorize experiências que realmente importam.
Cartões de crédito com programas de fidelidade podem ajudar a reduzir os custos com passagens aéreas e hospedagens.
Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras, mas pode ser caro, especialmente quando se trata de viagens internacionais. No entanto, existe um truque ideal para quem ama viajar e quer explorar ao máximo o roteiro sem precisar gastar com passagens extras.