Se já está endividado e está vendo os juros do cartão de crédito ou cheque especial se acumulando, vamos avaliar o quanto entra e sai de dinheiro e fazer um plano para resolver isso.
Faça uma lista de todas suas despesas: academia, internet, alimentação, água, luz, boletos e débitos automáticos. Não esqueça de relacionar todas suas contas.
Ter disciplina e cortar gastos pode ser a chave para zerar dívidas. Crie metas possíveis para, passo a passo, mês a mês, ir diminuindo o seu negativo e fazer sobrar dinheiro no seu orçamento.
Elimine tudo aquilo que não é essencial e que não faz diferença no seu dia-a-dia, coisas como shows, cinema, happy-hours, festas de fim de ano. Essa disciplina pode melhorar seus hábitos financeiros.
O fim de ano está chegando e a vontade de aproveitar promoções de Black Friday ou compras de Natal ou mesmo festas com o pessoal da firma são tentadores. Concentre-se nos objetivos.
Bancos ou prestadores de serviços muitas vezes estão de portas abertas para discutir dívidas e eliminá-las. Renegociar contas em aberto sempre é possível e todos ganham com isso.
Use o dinheiro extra que entra no fim do ano para eliminar ou amortecer dívidas, principalmente aquelas que incorrem em maiores juros.
Zerou as dívidas? Parabéns! Aproveite este momento para avaliar sua vida financeira, objetivos maiores (viagens, cursos, casa própria) e como manter uma boa relação com seu dinheiro e começar a investir.