As geladeiras fabricadas há mais de uma década estão entre os principais vilões do consumo de energia. Modelos atuais, especialmente aqueles com tecnologia inverter, reduzem o gasto elétrico em até 40%.
Aparelhos de ar-condicionado mais antigos podem ser grandes responsáveis pelo aumento da conta de luz. Versões modernas, equipadas com tecnologia inverter, ajustam automaticamente a potência de funcionamento, garantindo uma economia de até 60%.
Os modelos mais recentes contam com sensores inteligentes, que ajustam o tempo de aquecimento conforme o tipo de alimento, reduzindo o desperdício de energia e otimizando o preparo das refeições.
Os modelos convencionais de máquinas de lavar podem representar um alto custo na fatura de energia e no consumo de água. As versões modernas oferecem ciclos otimizados, economia de água e até lavagem a frio, minimizando gastos.
Esses pequenos eletrodomésticos podem consumir mais eletricidade do que se imagina, especialmente quando são de modelos ultrapassados. Versões mais novas contam com controle de temperatura e aquecimento rápido, garantindo eficiência energética.
Aspiradores de pó antigos costumam ter motores que demandam alta potência elétrica para funcionar. Modelos recentes são mais leves, silenciosos e eficientes, além de contarem com tecnologia de filtragem avançada.
Um dos campeões de consumo de energia, o chuveiro elétrico pode ter um gasto reduzido com a troca por modelos que possuem sistemas de aquecimento inteligente. Esses dispositivos ajustam automaticamente a temperatura da água.