A meia-entrada é um dos direitos mais conhecidos dos estudantes e se aplica a diversos eventos culturais, como cinema, teatro, shows, exposições e museus. O benefício é válido para alunos do ensino fundamental, médio, técnico, superior e pós-graduação.
Bancos costumam oferecer contas universitárias com condições especiais, incluindo isenção de tarifas e cartão de crédito sem anuidade. Algumas instituições financeiras ainda concedem limite de crédito pré-aprovado.
Estudantes podem pagar menos para acessar serviços de música e filmes, como: Spotify, Deezer e Mubi. Estas empresas oferecem planos especiais com valores reduzidos para universitários.
Descontos de até 50% na assinatura de revistas e jornais especializados. Além de publicações científicas, edições sobre moda, tecnologia e outras áreas também entram nessa categoria de desconto.
Programas como Microsoft Office 365, Adobe e Canva oferecem planos gratuitos ou com valores reduzidos para estudantes e professores. O Office 365 Educação, por exemplo, inclui acesso ao Word, Excel e PowerPoint sem custo.
A legislação de cada município define se os estudantes terão gratuidade ou desconto no transporte público, em algumas cidades, ônibus, metrôs e trens oferecem tarifas reduzidas.
Muitos estudantes que precisam se mudar para cursar a graduação podem ter acesso a alojamento universitário gratuito ou a um auxílio financeiro para moradia.
Algumas companhias de transporte interestadual e aéreas concedem tarifas reduzidas para estudantes, garantindo passagens com descontos de até 50%. No entanto, para ter direito ao benefício, é necessário se planejar e fazer a reserva com antecedência.