Para pedir aumento é preciso demonstrar conhecimento do que está acontecendo na sua área de atuação, não somente dentro da sua empresa. Analise se sua remuneração atual está dentro das expectativas do mercado.
Na hora da conversa, é hora de ser aberto. Converse com seu gestor de forma calma e respeitosa, seja claro sobre seus pontos e demonstre porque você acredita ser merecedor do aumento.
Se pergunte: por que eu estou pedindo um aumento? Quero um carro novo, um imóvel ou estou pagando faculdade? Reflita, antes de conversar com seu gerente, e justifique o pedido de aumento.
Pedir aumento é uma faca de dois gumes. É muito provável que a situação se torne uma negociação, com seu gestor colocando outras responsabilidades sob sua alcança para justificar a remuneração, por exemplo.
Um ambiente de trabalho precisa ser, acima de tudo, respeitoso e profissional. Mesmo com a conversa do aumento sendo delicada, é necessário se manter calmo e não apelar para cobranças e muito menos para chantagens emocionais com seu gerente.
Se com seu gerente não tiver discussão, é hora de se recolocar no mercado de trabalho. Então, procure novas oportunidades.
Às vezes o que falta para os salários dos sonhos é uma transição de carreira. Algumas áreas estão procurando talentos e ainda pagam altos salários. Faça uma pesquisa e aprimore suas habilidades para isso.
Independente de onde se trabalha, as habilidades ninguém tira, elas só acrescentam. Mesmo após a graduação, a educação é um processo contínuo.