Preparar os alimentos em casa permite aproveitar melhor os ingredientes, reduzir o desperdício e economizar dinheiro a longo prazo.
Embora o macarrão tradicional possa parecer mais caro à primeira vista, ele rende mais porções e pode ser utilizado em diversas receitas. Além disso, ao preparar o macarrão em casa, você controla a quantidade de sal e óleo utilizada.
O suco natural, além de ser mais saudável, pode ser feito em casa com frutas da estação, o que pode ser mais econômico.
Os biscoitos simples, como os de água e sal ou os integrais, são mais baratos e podem ser comidos com frutas frescas para um lanche mais nutritivo e saciante.
Preparar frango em casa, seja grelhado ou empanado com farinha de rosca, é mais econômico do que comprar produtos industrializados.
O peito de frango desfiado ou as leguminosas, como o grão de bico e a lentilha, são fontes de proteína mais baratas e saudáveis do que os embutidos.
Salgadinhos têm preços elevados e oferecem apenas calorias vazias. A pipoca feita no fogão, com uma pequena quantidade de óleo, é uma opção acessível, rica em fibras e pode ser temperada com especiarias caseiras, como orégano ou pimenta.
O grande malefício do sorvete é a presença de gordura trans/saturada, açúcar e demais aditivos químicos, além de seu alto custo. Preparar doces de frutas em casa é uma opção mais saudável e econômica.