Com a conta de luz cada vez mais pesada no orçamento das famílias brasileiras, identificar os vilões do consumo de energia elétrica se tornou essencial.
Um dos grandes responsáveis por esses gastos está nos equipamentos em stand-by, ou seja, aqueles que mesmo aparentemente, desligados, continuam consumindo energia.
Embora pareça algo inofensivo, esses “vilões invisíveis” continuam consumindo energia mesmo quando não estão em uso, de acordo com o blog do Sebrae a soma desse gasto pode representar até 12% do consumo total de uma residência.
Pequenas mudanças no dia a dia, como desconectar aparelhos da tomada, podem fazer uma grande diferença no fim do mês. Conheça os 9 equipamentos que podem estar aumentando sua conta de luz.
Campeão de desperdício, deixar o carregador plugado na tomada consome, em média, 0,26W mesmo sem um celular conectado, e esse valor pode chegar a até 5W quando o aparelho está completamente carregado.
O micro-ondas consome cerca de 5W no modo stand-by. Desconectar o aparelho quando não estiver em uso pode gerar uma boa economia no longo prazo.
Mesmo em modo de descanso, computadores conectados podem consumir até 21W.
Uma cafeteira consome cerca de 1W no modo de espera. Se não estiver sendo usado, desligue-o da tomada.
Os telefones sem fio consomem, em média, 3W em stand-by.
Fechar o notebook não resolve, no modo stand-by, o consumo médio é de 15W. O ideal é desligá-lo por completo quando não estiver sendo usado.
As TVs em stand-by consomem cerca de 3W. Desconectar a tomada ao final do uso pode ajudar a diminuir os custos mensais.
Embora pareça desligado, o aparelho de som pode consumir até 15W no modo de espera. Um pequeno esforço para desconectá-lo pode significar uma economia significativa.
Este equipamento está quase sempre ligado, mas deveria ser desligado quando não está em uso. O consumo constante contribui para um gasto desnecessário.