Muitos bancos disponibilizam funcionalidades como autenticação em dois fatores, tokens ou aprovação via aplicativo para confirmar transações. Isso pode impedir que terceiros realizem compras ou saques sem a sua autorização.
Bancos e instituições financeiras jamais solicitam senhas ou dados sigilosos por telefone, celular ou e-mail.
Um golpe comum é a solicitação para que o cliente entregue seu cartão, sob a justificativa de que ele está “inutilizado” ou para “investigação de fraude”.
Cartões antigos, mesmo que cortados, podem conter informações importantes. Ao substituir ou descartar um cartão de crédito ou débito, certifique-se de destruí-lo adequadamente.
Jamais compartilhe sua senha com ninguém e evite anotá-la em lugares facilmente acessíveis.
Esses alertas podem ser enviados por SMS ou e-mail, ajudando a identificar atividades suspeitas rapidamente e tomar providências antes que a situação se agrave.
Sempre confira se o endereço do site começa com “https”, o que pode indicar uma conexão mais segura, e verifique a reputação da loja em sites de avaliação de consumidores.
Revisar regularmente o seu extrato bancário e de cartão de crédito pode ajudar a identificar cobranças indevidas ou transações que você não reconhece.
Atualize seus dados de contato, como e-mail e telefone, junto à sua instituição financeira. Isso garante que você será avisado prontamente sobre transações ou tentativas de golpes.