Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. O ideal é reduzir esse tempo para 5 minutos assim economizando cerca de 90 litros.
Escovar os dentes com a torneira aberta pode gastar 12 litros de água. Fechar a torneira sempre que não estiver usando evita desperdício.
Antes de lavar, retire restos de comida e ensaboe tudo com a torneira fechada. Uma outra estratégia é começar com os utensílios menos engordurados para evitar que a gordura se espalhe.
O consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso. Utilizar a máquina sempre cheia e em ciclos completos evita o gasto. Além disso, usar este eletrodoméstico em modo econômico, pode ajudar a economizar até 30% de água e energia.
A água da máquina, em muitos casos, pode ser usada para lavar pisos ou calçadas e até regar plantas.
Lavar calçadas com mangueira pode gastar até 120 litros de água. Prefira usar baldes e varrer a calçada antes de qualquer lavagem.
Vazamentos e goteiras são grandes vilões do desperdício. Verifique se há sinais como bolhas na pintura, manchas e mofo. Um conserto rápido evita desperdício e surpresas na conta.
Uma torneira vazando pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Ter atenção ao fechar e se detectar um problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto.
Ao lavar o carro, evite mangueiras e prefira baldes. Uma alternativa é a ecolavagem, que utiliza menos de um litro de água com o auxílio de panos de microfibra e um borrifador.