Você sabia que servidores públicos que já têm direito à aposentadoria podem simplesmente optar por continuar trabalhando e, ainda assim, receber um valor extra no começo do mês? Esse incentivo é chamado de abono de permanência.
O abono de permanência, funciona como uma espécie de reembolso da contribuição previdenciária. Ele é pago mensalmente e busca incentivar a permanência de servidores experientes no serviço público.
Segundo o site oficial do Gov, para ser contemplado com esse benefício, é necessário atender a alguns critérios. O primeiro deles é ser filiado ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
Para realizar o pedido, o requerente de ir diretamente ao órgão público em que está lotado. Cada instituição pode ter procedimentos específicos, mas, em geral, é necessário preencher um formulário de solicitação e apresentar a documentação que comprove o direito ao benefício.
Agora, para dar entrada no processo, o servidor deverá apresentar documentos pessoais, como RG e CPF, além da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) emitida pelo INSS ou por outro órgão público, dependendo do histórico de trabalho.
Não se esqueça que erros na documentação podem atrasar a análise do pedido. Por isso, é importante conferir todos os dados e garantir que as certidões estejam atualizadas e completas.