Temidas por alguns investidores e desejadas por outros, as empresas de commodities não são uma escolha óbvia quando o assunto é montar uma carteira de dividendos.
Apesar disso, é inegável que os dividendos são atrativos e contam com muitas companhias do segmento na lista de maiores pagadoras do Brasil e do mundo.
Para 2025, mesmo com o cenário macroeconômico comprometido, a perspectiva ainda é animadora. Entre as ações de commodities preferidas dos analistas consultados pelo E-investidor, é possível obter dividend yield (retorno em dividendos) de até 20%.
“O patamar do dólar ainda é alto para 2025, o que vai puxar o crescimento da receita do setor, mesmo com o preço de algumas commodities um pouco baixo. Mineração, siderurgia, celulose, proteínas e petróleo tendem a se destacar com fundamentos positivos”, avalia Hugo Queiroz, analista e sócio da L4 Capital.
Em alguns segmentos, como mineração, o impulso deve vir da China, com o minério de ferro operando a partir de US$ 97 na Bolsa de Dalian (China), mas podendo superar os US$ 100 a tonelada. Diante disso, mineradoras como Vale (VALE3) e CSN Mineração (CMIN3) seriam beneficiadas.