Ações da Petrobras (PETR4) vão mesmo valorizar 60%? Entenda
As ações da Petrobras (B3: PETR3, PETR4) tiveram um salto considerável nos últimos dias com a combinação de aumento de tensões no Oriente Médio, alta do preço do barril de petróleo e uma mudança de recomendação de analistas.
O Morgan Stanley passou a recomendar a compra das ações da estatal, com um potencial de ganho de 60%, sendo 37% com a valorização dos papéis, 16% em pagamentos de proventos regulares e mais 7% em dividendos extraordinários.
O banco defende seu ponto de vista sublinhando capacidade de distribuir dividendos, além da alta produtividade dos poços e baixos custos de Capex (investimentos em bens de capital) e de produção.
Analistas ouvidos pelo E-Investidor tendem a concordar com a tese do Morgan Stanley, mas crêem que a valorização não será tão alta, com projeções mais modestas, algumas consideravelmente mais baixas.
Os principais riscos no horizonte são o direcionamento do capital para investimentos fora de áreas rentáveis como produção e exploração de petróleo e interferências do governo Lula sobre a companhia.