Com a chegada do verão, as altas temperaturas fazem com que muitas pessoas busquem maneiras de manter a casa fresca sem depender de aparelhos como o ar-condicionado, que elevam a conta de luz.
O portal argentino TN trouxe duas soluções práticas, econômicas e sustentáveis para enfrentar o calor usando itens simples do dia a dia. Conheça dois truques para suportar o calor sem gastar muito:
Recomendado pelo arquiteto Leonardo Rogel, esse método utiliza um ventilador e uma toalha úmida para criar um ambiente mais fresco.
Molhe uma toalha e coloque-a atrás do ventilador, sem tocar nas pás. O ar que passa pela toalha molhada espalha frescor por todo o ambiente e posicione o ventilador em frente a uma janela aberta para ajudar a expulsar o ar quente enquanto o ar frio gerado pela toalha é distribuído de maneira eficiente.
Outra solução criativa dispensa o uso de ventilador e requer apenas garrafas plásticas e água. O ar quente que entra na casa é resfriado ao passar pelas garrafas, ajudando a reduzir a temperatura interna sem o uso de eletricidade.
Encha garrafas plásticas com água, deixando um espaço no topo para expansão, coloque-as no congelador até que fiquem completamente congeladas e posicione as garrafas congeladas na base de janelas ensolaradas ou próximas às aberturas por onde entra o ar.
Quem nunca ouviu dizer que a geladeira é a campeã em consumo de energia em casa? Pois prepare-se para uma surpresa: o verdadeiro vilão da sua conta de luz pode estar bem mais próximo do que imagina. Descubra na matéria do E-Investidor
A geladeira é um dos eletrodomésticos mais usados nas residências e, consequentemente, um dos maiores responsáveis pelo consumo de energia elétrica. Contudo, ajustá-la corretamente pode gerar uma economia significativa na conta de luz e ainda garantir a preservação ideal dos alimentos.