AGE na Petrobras, AGO na Cielo: entenda o que é uma assembleia de acionistas
Assembleias de acionistas de Petrobras, Cielo e Vale estão no radar de muitos investidores, de olho em suas decisões sobre dividendos e trocas de comando.
A AGO (Assembleia Geral Ordinária) é uma data anual quando contas são prestadas, membros do conselho são eleitos, proventos e alguns outros assuntos recorrentes são deliberados. Este é um evento obrigatório, normalmente anual.
Uma decisão de interesse especial nas AGO é a destinação do lucro líquido apurado pela empresa, que pode se transformar em dividendos ou ser reinvestido em projetos de crescimento e expansão.
Já uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária), como o próprio nome diz, irá debater e tomar decisões sobre questões prementes, de grande interesse da companhia e que precisam ser tomadas rapidamente para atender os interesses dos investidores.
Em AGEs recentes discutiram-se a mudança de estatuto de Magazine Luiza, Vale e Petrobras, grupamento de ações (Casas Bahia), fusões (BRMalls), aumento de capital (Hypera) e aprovação de pareceres (Cielo).
Tanto nas AGE como nas AGO os gestores convocam o quadro societário para uma reunião, presencial ou remota, onde é apresentada uma pauta prévia, que será deliberada e votada.
Investidores com ações ordinárias (ON; como VALE3 e PETR3) têm direito a voto. Já as preferenciais (PN; ITUB4, PETR4) podem assistir às reuniões e até opinar, mas não podem votar.