Você já recebeu ligação de um funcionário de um banco informando que compras suspeitas foram realizadas no seu nome? Esse contato pode ser verdadeiro ou ser o início do golpe do falso motoboy.
Se for o golpe do falso motoboy, depois de informar as transações suspeitas, o “atendente” pede que a vítima passe a senha do cartão e corte ele no meio, mantendo o chip intacto. Em seguida, um entregador passa na residência para recolher o cartão.
A Febraban alerta que, com o chip intacto, os golpistas conseguem continuar usando o cartão para novas compras.
Quando receber uma ligação, preste atenção aos sinais de alerta. Bancos não recolhem cartões; Quando precisar descartar um cartão, sempre corte o chip ao meio; Os funcionários não solicitam senhas por telefone.
Se aconteceu com você, não se desespere. Primeiro, entre em contato com seu banco, relate a situação, que eles irão tomar as medidas de segurança cabíveis, como bloquear suas próximas transações bancárias.
Uma prática simples e aparentemente inofensiva, como carregar o celular em um lugar público, pode colocar seus dados pessoais em risco. Entenda mais na matéria do E-Investidor.