Segundo a Agência Brasil, a Polícia Federal deu início na Operação Farra Brasil 14, no Rio de Janeiro, para acabar com uma organização criminosa que cometia fraudes por meio do aplicativo Caixa Tem.
Os investigados pagavam propinas a funcionários da Caixa Econômica Federal e de casas lotéricas para acessar os valores por meio do app que paga benefícios sociais do Governo Federal.
Foram apreendidos na ação 20 telefones celulares, seis notebooks, dois veículos, além de documentos, que serão direcionados à perícia técnica e análise.
Desde a criação do aplicativo Caixa Tem, foram registrados cerca de 749 mil processos de contestação de quase R$ 2 bilhões por parte da Caixa Econômica Federal.
As investigações mostram que a maior parte das vítimas é beneficiária de programas sociais, mas as fraudes também atingem o FGTS e o Seguro-Desemprego de trabalhadores.
A Caixa Econômica Federal informou para a Agência Brasil, que monitora seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar casos suspeitos.