Comprar um imóvel à vista está fora da realidade financeira de muitos brasileiros. Para quem sonha ter a casa própria, não resta muita opção.
O jeito é recorrer ao financiamento para materializar o objetivo pessoal e sair do aluguel. O problema é que os juros atrelados às linhas de crédito podem tornar esse sonho em uma ilusão.
Segundo uma simulação da Fiduc, fintech de investimentos, o custo final de um imóvel financiado pode ficar três vezes mais caro em relação ao preço à vista do mesmo imóvel. A análise levou em consideração os dados do Imóvel Web.
No entanto, a decisão de viver de aluguel ou financiar a casa própria vai depender da realidade financeira de cada pessoa.
Por outro lado, quem deseja fugir de empréstimos e ainda pretende ter a casa própria precisa saber alocar os recursos em investimentos mais adequados ao objetivo final.
Apesar da simulação mostrar os custos entre financiar o imóvel e viver de aluguel, a escolha não deve se basear apenas nos valores. É necessário analisar outras variáveis, como a possibilidade que podem comprometer a capacidade financeira.
Confira o que especialistas falam sobre o tema na matéria completa do E-Investidor: