Comprar imóvel para alugar ou investir em FII, o que vale mais a pena?

Por décadas, milhares de brasileiros fundamentaram seus investimentos em duas frentes: poupança e aluguel de imóveis, que continuam bastante populares.

Se do lado da poupança, CDBs e ativos de renda fixa apresentam uma boa alternativa, no caso do aluguel seu paralelo mais comum são os fundos de investimentos imobiliários, os FIIs.

Esses ativos investem em certificados de recebíveis, letras de crédito ou com o aluguel de imóveis (shoppings, hotéis, escritórios e galpões logísticos, entre outros), recebendo dividendos por isso.

Aluguel de imóveis e FIIs não são excludentes, você pode ganhar dinheiro investindo em ambos. Mas se a grana for limitada, quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

Imposto de IR

Os FIIs têm rendimento isento de imposto de renda. Já o aluguel de imóvel só tem esse benefício até o teto dos atuais R$ 2.112. A partir daí passa a pagar 27,5% de IR.

Investimento inicial

Para compor renda com aluguel de imóvel você precisa de um investimento inicial na casa das centenas de milhares de reais, enquanto que com FII você pode começar com aportes bem pequenos.

Diversificação

No caso do aluguel, boa parte do patrimônio estará alocado em um ativo com alto valor, que pode se deteriorar ou perder valor de mercado. Já com os FII seria possível diversificar seus investimentos em outras frentes.

Custos adicionais

Com imóveis é possível incorrer custos com IPTU, manutenção da propriedade e com a corretora de imóveis. FIIs também têm despesas extras, normalmente já absorvidas nas taxas dos gestores.

Renda variável

Um aspecto importante aqui é que os FIIs são ativos de renda variável. Isso quer dizer que você não pode contar sempre com os dividendos que são mais previsíveis com o aluguel.