Antecipação do 13º salário vale a pena?

O 13º salário é um daqueles benefícios sociais que quebram um tremendo galho para ajudar a bancar as contas de fim de ano. Mas, será que vale a pena adiantar o seu recebimento, como muitos fazem?

Antecipar o 13º salário nada mais é que tomar um empréstimo em um banco, pagando juros, muitas vezes bem atraentes. A dívida será quitada quando o trabalhador receber seu benefício.

Essa pode ser uma opção interessante caso tenha algum tipo de despesa de emergência ou precisa pagar uma dívida que tem juros maiores. Mas é preciso ter disciplina para não piorar sua situação financeira.

Dois pontos de atenção são os juros a serem pagos e como estarão suas despesas de fim de ano (IPVA, IPTU, matrículas, compras de Natal). Ou seja, esteja ciente de que você está comprometendo uma renda futura.

Mais: em caso de demissão, sua situação pode ficar complicada. Em casos sem justa causa, você receberá o valor proporcional do benefício, mas com justa causa, não há direito ao 13º. Seja como for, considere também essa possibilidade antes de tomar crédito.

Já para os aposentados e pensionistas, o 13º salário chegou muito antes, com os depósitos chegando entre maio e junho. É tão cedo que já se cogita a criação de um 14º.

Leia mais