O ar-condicionado é um dos campeões no gasto elétrico, especialmente em dias de calor intenso, quando fica ligado por longas horas. Modelos antigos costumam ser menos eficientes, por isso, optar por aparelhos com tecnologia Inverter e selo Procel.
O chuveiro elétrico está entre os maiores consumidores de energia dentro de casa. Quanto mais alta a temperatura, maior o gasto.
Apesar de funcionar 24 horas por dia, a geladeira pode ter um consumo otimizado com alguns cuidados simples.
O uso da máquina de lavar roupa pode representar um consumo ainda maior se o equipamento contar com a função de aquecimento da água. O ideal é sempre acumular uma quantidade razoável de roupas antes de ligar o aparelho.
Os aparelhos elétricos usados para cozinhar também estão entre os vilões da conta de luz. O cooktop e o forno elétrico podem consumir uma grande quantidade de energia, especialmente quando usados por longos períodos.
Além de adotar boas práticas no uso desses aparelhos, pequenas mudanças podem fazer a diferença no orçamento doméstico. Investir em equipamentos com selo de eficiência energética, e desligar aparelhos da tomada quando não estiverem em uso são alguns deles.