Vivemos em uma era tecnológica em que quase tudo é feito por meio do celular, inclusive a administração das contas financeiras. Mas e quando o aplicativo do banco fica fora do ar? O usuário perde o acesso ao seu próprio dinheiro?
O aplicativo de um banco ou instituição financeira pode ficar fora do ar por diversos motivos. Essa instabilidade, que costuma ser temporária, pode causar certos transtornos aos clientes. Veja dicas da Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) do que fazer nestes casos.
Se o problema afetar o seu acesso online, tente ligar para o número de telefone escrito no verso do seu cartão ou no seu extrato. Tome cuidado para não cair em fraudes. Não ligue para números enviados por e-mails ou SMS, pois podem ter sido enviados por golpistas.
Verifique se foram realizados pagamentos ou saques automáticos durante a interrupção do serviço. Se forem cobradas taxas por ações tomadas durante a interrupção do sistema, comunique isso ao banco e solicite a anulação das mesmas.
Se a interrupção do aplicativo afetar o seu cartão bancário, tente usar seu dinheiro por meio de cheque ou com notas em espécie. Também é possível recorrer ao seu fundo de emergência, caso tenha um, diz o Go Banking Rates.
Outro ponto importante é entrar em contato com a empresa para solicitar ajuda e pedir informações. Ligue para o seu banco ou instituição financeira para entender o que está acontecendo e se há alguma previsão de retorno à normalidade do aplicativo.