Muitas pessoas confundem os termos “aposentado” e “pensionista”, mas há diferenças importantes entre essas duas condições previdenciárias.
Enquanto a aposentadoria é um benefício concedido ao trabalhador que cumpriu os requisitos para deixar a ativa, a pensão é um benefício pago a dependentes de um segurado falecido. Entenda melhor nos próximos slides.
Os aposentados têm direito a receber mensalmente um valor correspondente ao benefício concedido pelo INSS ou por regimes próprios de previdência. Além disso, podem continuar usufruindo de direitos como assistência à saúde, isenção de alguns impostos e saque do FGTS caso continuem trabalhando.
Os aposentados podem ter acesso a benefícios como: 13º salário; Isenção parcial ou total do Imposto de Renda (dependendo da idade e da condição de saúde); Saque do FGTS mensal, caso continuem trabalhando com carteira assinada.
Já os pensionistas, que são os beneficiários de um segurado falecido, somente têm direito a receber a pensão por morte, cujo valor pode variar conforme as regras estabelecidas pelo INSS ou pelo regime de previdência do segurado falecido. v
Já os pensionistas recebem o benefício da pensão por morte, que pode ter redução conforme o número de dependentes e o tempo de contribuição do falecido. A pensão pode ser vitalícia ou temporária.
Para se aposentar, o trabalhador precisa cumprir requisitos específicos de idade e tempo de contribuição. Confira as regras atuais na matéria do E-Investidor.