Muitos brasileiros correm o risco de chegar à aposentadoria sem recursos para parar de trabalhar ou até sem acesso à Previdência. Confira 5 sinais de que você pode estar nessa situação:
Se você não possui qualquer tipo de reserva financeira voltada para a aposentadoria, está em uma zona de risco. Contar exclusivamente com o INSS pode não ser suficiente para manter o padrão de vida após o fim da vida laboral.
Muitos trabalhadores não fazem ideia de quanto dinheiro será necessário para sustentar sua aposentadoria, o que torna o planejamento quase impossível. A conta não precisa ser exata, mas é importante estimar gastos futuros.
Para receber aposentadoria pelo INSS, é necessário ter um número mínimo de contribuições. Pessoas que trabalham informalmente ou que passaram anos sem contribuir correm o risco de chegar à idade da aposentadoria sem o tempo exigido.
O endividamento crônico é um dos principais obstáculos para quem deseja investir no futuro. Dívidas com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial, comprometem boa parte da renda e impedem que sobre dinheiro para poupar.
A assistência médica tende a se tornar um dos maiores gastos na terceira idade. Ainda que o sistema público de saúde ofereça cobertura, muitos aposentados recorrem a planos particulares ou tratamentos que não são totalmente custeados.
Diante da cautela com o futuro do sistema previdenciário brasileiro, é interessante se planejar para não depender exclusivamente do INSS para se aposentar. Confira na matéria do E-Investidor 5 estratégias para uma aposentadoria de sucesso.