Quais profissões podem se aposentar antes no Brasil?

A aposentadoria especial é um benefício concedido pelo INSS para que pessoas que exerçam profissões insalubres, perigosas e prejudiciais à saúde possam se aposentar mais cedo que o normal.

Em 2019 a legislação para conceder esta antecipação mudou e hoje só se aposentam pessoas com idades que variam entre 55 e 60 anos. Ou seja, a velha lei que permitia trabalhadores aposentados com 40 e poucos anos caducou.

Para ser elegível a este regime previdenciário especial, o trabalhador precisa comprovar pelo PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) que teve exposição contínua a agentes nocivos de limpeza, químicos, biológicos, físicos e radiológicos.

Transporte

Motoristas, condutores e cobradores ferroviários, marítimos, rodoviários e de carga portuária expostos a barulho, poluição e estresse físico estão aptos a solicitar o benefício.

Altas temperaturas

Profissionais expostos a situações de frio e calor contínuos – soldagem, fundição, cozimento, fabricação de vidros, bombeiros e metalúrgicas, entre outros – podem pedir a aposentadoria especial.

Ambiente insalubre

Trabalhadores expostos aos elementos (sol, chuva, frio), entre os quais aqueles na agropecuária, mineração, escavações e pescadores, também são elegíveis

Agente químicos e biológicos

Bioquímicos, químicos, técnicos, médicos, enfermeiros e engenheiros, entre outros, são alguns dos profissionais aptos ao regime especial por terem contato permanente com agentes prejudiciais à saúde.

Periculosidade

Situações de perigo também podem ajudar a antecipar a aposentadoria, como é o caso de trabalhadores de pedreiras, torres, pontes e túneis e vigilantes.

Mais detalhes