Aposentadoria híbrida: o que é e como solicitar?

Aposentadoria híbrida

A chamada aposentadoria híbrida é um benefício do INSS que permite a junção dos dois tipos de tempo de trabalho para completar os requisitos exigidos por lei.

Quem tem direito a esse tipo de aposentadoria?

De acordo com o Governo Federal, podem solicitar esse tipo de benefício trabalhadores que contribuíram em diferentes categorias, como empregados urbanos e rurais, autônomos, trabalhadores avulsos e também segurados especiais.

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Comprovação do tempo trabalhado na cidade

Para demonstrar o tempo de serviço urbano, você deve reunir documentos que confirmem a contribuição ao INSS. Entre os principais estão a Carteira de Trabalho, os carnês de recolhimento, o CNIS e, quando aplicável, a CTC.

Como comprovar o trabalho rural?

Para quem é segurado especial, como agricultores familiares, é necessário preencher uma autodeclaração rural e apresentar provas.

Como fazer o pedido?

Após reunir todos os comprovantes necessários para a aposentadoria, o pedido pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS, usando a conta gov.br.

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