Aposentadoria: como bloquear descontos ilegais e receber mais?
Atenção! Milhares de aposentados têm recebido menos dinheiro do INSS a cada mês por conta de descontos ilegais realizados por entidades associativas.
Essas associações debitam R$ 30, R$ 45 ou mais dos aposentados desavisados com a alegação de oferecerem descontos e cupons em planos de saúde, academias, colônias de férias e farmácias, entre outros.
Esse desconto em aposentadorias e pensões é realizado por entidades credenciadas pelo INSS, mas nem todos os “associados” sabem dos benefícios ou realmente querem fazer parte deles.
De olho no abuso dessas entidades, o próprio INSS vem endurecendo as regras para novos associados, exigindo assinatura eletrônica e biometria para contratos novos, por exemplo.
Não autorizei o desconto, o que faço?
Para aqueles que não autorizaram o desconto e querem se desvincular, basta entrar no app ou site Meu INSS ou pelo telefone 135 e selecionar a opção "excluir mensalidade associativa".
Você também pode se precaver e bloquear esses descontos antecipadamente através desses mesmos canais, mas usando a opção “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”.