Aposentados e pensionistas têm isenção do IPTU 2025?

Isenção IPTU

Aposentados, pensionistas e beneficiários de programas sociais podem obter isenção ou descontos significativos no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2025.

Porque a isenção?

Esses benefícios são uma forma de aliviar a carga tributária de grupos mais vulneráveis, mas o acesso depende de critérios específicos estabelecidos pelas legislações de cada município.

Quem tem direito à isenção?

Pessoa aposentada, pensionista ou pessoas que recebem renda mensal vitalícia, idosos acima de 60 anos ou cidadãos com deficiência; ter renda mensal de até dois ou três salários mínimos; ser imóvel único. Além disso, em algumas cidades estabelecem limites no valor venal. Em São Paulo, por exemplo, o teto é de R$ 1.668.590,00.

Matéria completa

Como realizar o pedido de isenção?

O processo para solicitar o benefício varia conforme o município, mas geralmente é feito online ou presencialmente. Na cidade de São Paulo, o requerimento eletrônico é realizado por meio do Sistema de Isenção de Aposentados (SIIA).

Prazos e requisitos complementares

O pedido de isenção deve ser feito até o último dia útil do exercício correspondente ao fato gerador. Em caso de indeferimento do requerimento eletrônico, é possível abrir um processo administrativo, que exige a apresentação de documentos adicionais.

Exemplos de isenção em diferentes regiões

Curitiba (PR), benefício disponível para idosos acima de 65 anos com renda de até 3 salários mínimos, Praia Grande (SP), descontos que variam entre 30% e 60%, dependendo da renda familiar. E Distrito Federal, a Isenção para imóveis residenciais de até 120 metros quadrados, ocupados por proprietários com renda de até dois salários mínimos.

Matéria completa

IPTU: 4 passos simples para pagar imposto

Confira abaixo o passo a passo para garantir o desconto na matéria do E-Investidor.

Leia mais