A temporada de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 já está em andamento desde 17 de maio, conforme estabelecido pela Receita Federal. O período se estende até dia 30 de maio.
Apesar da margem de tempo, é necessário se atentar aos riscos de deixar para declarar nos últimos dias. Aqueles que perderem o prazo estipulado pelo governo federal estarão sujeitos a penalidades.
A multa mínima por atraso é de R$ 165,74, mas pode ser maior: em situações onde há imposto a ser pago, a penalidade pode atingir até 20% do valor total devido.
Segundo as regras da Receita Federal, contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00 no ano de 2024 precisam entregar a declaração do Imposto de Renda.
Essa devolução, conhecida como restituição, ocorre quando os pagamentos feitos ao longo do ano superam o imposto efetivamente devido, levando a Receita Federal a devolver a diferença.
Foi dada a largada para a declaração do imposto de renda 2025. Está pronto para acertar as contas com o Leão? Confira um guia completo do Imposto de Renda para facilitar o processo.