O auxílio-doença é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para pessoas que precisam interromper suas atividades laborais devido a problemas de saúde.
Ele é destinado aos segurados, como empregados formais, trabalhadores autônomos que contribuem regularmente e Microempreendedores Individuais (MEIs).
Tanto o MEI quanto os outros segurados do INSS precisam cumprir 12 meses de carência, em regra. As contribuições não precisam ser seguidas, desde que o segurado não fique muito tempo sem realizá-las.
O valor do auxílio-doença é calculado com base nas contribuições do indivíduo desde julho de 1994. Mesmo que o cidadão esteja contribuindo como MEI (que é com base em um salário mínimo), o montante pode ser superior a 1 salário mínimo.
O auxílio-doença pode ser solicitado por meio do aplicativo ou site Meu INSS, no número 135, caso o sistema on-line esteja indisponível ou presencialmente, com agendamento prévio, em uma unidade que tenha acordo com o INSS na sua região.
O auxílio-doença é uma importante fonte de renda emergencial para quem não está em condições de trabalhar e garante um suporte ao segurado durante o período de afastamento.