Auxílio-doença: como é feita a perícia do INSS?

O auxílio-doença ou auxílio por incapacidade temporária é um benefício concedido pelo INSS que dura 180 dias ou enquanto o trabalhador estiver incapacitado para exercer suas funções por problemas de saúde.

O valor do auxílio-doença é equivalente a cerca de 91% da média da base salarial do trabalhador nos 12 meses anteriores. Para os MEIs, o valor está fixado em um salário mínimo.

Para receber o auxílio-doença é necessário passar por perícia médica quando o cidadão fica afastado por mais de 15 dias seguidos do trabalho, exigindo afastamento para recuperação e repouso.

A perícia do INSS nada mais é que um exame onde um médico especializado verificará se as condições clínicas do assegurado não permitem o exercício do trabalho, levando até à aposentadoria por invalidez.

Uma das principais novidades hoje é o Atestmed, que permite realizar o processo totalmente online, agilizando o processo. Todavia, em alguns casos será necessário realizar a perícia presencial.

Para solicitar a entrada no auxílio-doença, basta entrar no site ou app Meu INSS e acessar a área “Benefício por Incapacidade”. Abra a seguir um novo requerimento e escolha a opção desejada.

Você pode optar por realizar uma perícia presencial, com hora marcada, na agência do INSS mais próxima ou anexar documentos que atestam sua condição.