BDR do Nubank: Quanto vale e o que fazer com ele

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são certificados que representam ações emitidas por empresas em outros países. O Nubank os negocia na B3 e passam por reestruturação.

O novo programa do banco transforma os BDRs de Nível III - emitido por empresas com registro de comissão aberta na CVM, para Nível I Não Patrocinado - emitido por empresas sem esse registro.

Nesta terça-feira (8), os BDRs da companhia terminaram o pregão em valorização de 1,89%, sendo negociados a R$ 6,46. Vale destacar que um BDR do Nubank equivale a um sexto de uma ação da fintech listada em Nova York.

Os clientes da instituição têm até sexta-feira (11) para escolher entre 3 opções e definir o que preferem fazer com seus BDRs: trocá-los por ações, fazer a conversão para BDRs Nível I Não Patrocinado ou receber o valor de seus BDRs.

Segundo especialistas, a primeira coisa é avaliar o objetivo do cliente. Para os que apenas aceitaram o “pedacinho” sem entender muito bem do que se tratava ou não concordam com a tese do Nubank, optar por receber o valor é a melhor opção.

“Se a resposta for não, a melhor opção é pegar esse valor e investir em outro produto. Mas, se a resposta for sim, entre BDR e ação americana não tem grandes diferenças práticas”, diz Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos.

Investidores e NuSócios que não optarem por nenhuma das opções até o dia 11 de agosto vão entrar automaticamente na terceira opção – o recebimento do valor do ativo.

Como comunicar a opção escolhida

Os NuSócios e quem investiu nos BDRs por conta própria devem informar a opção escolhida diretamente no aplicativo do Nubank ou NuInvest.. Caso prefira escolher sua alternativa por telefone, o cliente pode ligar para (11) 3841-4515.