Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisarão mais realizar a tradicional prova de vida para continuar recebendo seus benefícios em 2025.
De acordo com o portal do governo, uma portaria assinada pelo Ministério da Previdência Social, publicada no Diário Oficial da União (DOU), determina que nenhum pagamento seja bloqueado por pelo menos seis meses, prazo que pode ser prorrogado por igual período.
Desde 2023, a responsabilidade de confirmar se o beneficiário está vivo passou a ser do próprio instituto, que utiliza cruzamento de dados com órgãos públicos para manter os pagamentos em dia.
Acesso ao Aplicativo Meu INSS; Empréstimos consignados;Transações financeiras que precisam do reconhecimento Biométrico; Vacinação; Atualizações no CadÚnico; Votação; Cadastro em Órgãos de Trânsito ou Segurança Pública; Emissão ou renovação de documentos; e Declaração do Imposto de Renda.
Com o fim do antigo cronograma que estipulava datas específicas para a realização da prova de vida, o INSS agora assume integralmente o controle desse agendamento automático.
A novidade elimina a necessidade de o beneficiário se preocupar com prazos predefinidos, desde que suas informações estejam atualizadas.
Devido às novas diretrizes, publicadas pelo INSS, não é mais obrigatório que o beneficiário se dirija pessoalmente a uma agência bancária ou às unidades do INSS para comprovar que está vivo. Conheça 9 métodos usados pelo INSS na matéria do E-Investidor.