O Bolsa Família é um programa social do governo federal brasileiro que tem como objetivo combater a pobreza e a desigualdade. Ele oferece transferência direta de renda para famílias em situação de vulnerabilidade.
Em 2023, o Governo Federal cancelou a Bolsa Família de 3,7 milhões de brasileiros. Os motivos são diversos, mas, principalmente, são cancelados por suspeita de fraude.
Mesmo que seu benefício tenha sido cortado, não há razão para entrar em desespero. A depender do caso, é possível entrar com defesa, para reverter a situação. Antes, é preciso entender porque o benefício foi cancelado, confira 2 principais motivos:
Caso o seu benefício seja por incapacidade (auxílio-doença), a perícia médica periódica é uma obrigatoriedade. Caso ela esteja vencida, pode levar a suspensão do benefício.
Para aposentados e pensionistas, a prova de vida é uma forma, como o próprio sugere, de garantir que o beneficiário esteja vivo e, portanto, usufruindo dos seus benefícios.
Confira o passo a passo do que fazer se o benefício for cessado: Acesse o Meu INSS ou ligue para o 135; Regularize o seu status; Solicite a reativação. Depois de aberto o processo, o INSS tem 45 dias para analisar o pedido.