O Programa Bolsa Família busca garantir renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O valor do benefício, no entanto, pode variar conforme o perfil de cada família cadastrada, além dos R$ 600,00 mínimos repassados.
Núcleos familiares que possuem gestantes, crianças e adolescentes de 7 a 18 anos incompletos e nutrizes (pessoas que amamentam bebês de até 6 meses), recebem R$ 50,00 a mais referente ao Benefício Variável Familiar (BVF).
O valor total contemplado no benefício pode ser sacado com o cartão em caixas eletrônicos da Caixa, lotéricas credenciadas ou em correspondentes Caixa Aqui.
Caso o auxiliado esteja sem o cartão, ainda é possível retirar a quantia. Para isso, basta comparecer a uma agência da Caixa portando documento de identidade com CPF.
A Caixa Econômica Federal realiza o cadastramento de uma Conta Poupança Social Digital automaticamente para os beneficiários do Programa Bolsa Família.
Dessa forma, os beneficiários podem realizar movimentações por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível em iOS e Android).