Muitas pessoas desconhecem que existem direitos obrigatórios que as empresas precisam oferecer, garantindo segurança e bem-estar no ambiente de trabalho.
É fundamental entender quais benefícios são exigidos por lei para que você possa reconhecer o que a empresa deve realmente oferecer, além de ficar atento aos benefícios extras que podem fazer a diferença no seu dia a dia profissional.
Determinados benefícios não são uma escolha: eles são obrigações legais previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e devem ser cumpridos por todas as empresas com funcionários registrados.
Fundo de Garantia (FGTS); INSS, garante o acesso à aposentadoria e outros benefícios previdenciários; 13º salário; Férias com remuneração; Vale-transporte; Licenças parentais; Adicionais legais: como os de insalubridade, periculosidade e trabalho noturno, quando aplicável.
Enquanto os obrigatórios são o mínimo esperado, muitos empregadores oferecem benefícios opcionais como forma de atrair e manter talentos, e mostrar que se importam com o bem-estar das pessoas.
Planos de saúde e odontológico; Vale-alimentação; Vale-refeição; Jornada de trabalho flexível ou home office; Apoio com despesas educacionais; Auxílio-creche para pais e mães; Programas de saúde mental; Seguro de vida; Day off de aniversário; Participação nos lucros e resultados (PLR).