Air fryer? Celular? Jogo de maquiagem? Não importa o que você pretende comprar, faça uma lista. Assim, você evita compras por impulso, comprando o que não precisa.
Faça um orçamento e tenha foco no que pretende gastar. Se surgir uma oferta muito tentadora e inesperada, veja se ela cabe em seu limite. Assim, você não cai na tentação de gastar mais.
Limitar o orçamento é um primeiro passo para não se endividar. O outro é não perder o controle e parcelar tudo no cartão de crédito, sem ter como saldar essa dívida futura.
Alguns grandes varejistas têm frete zero, mas atente-se aos marketplaces que cobram taxa extra e podem assim não ser tão vantajosos.
Comece desde já a pesquisar preços e ver se algum item está começando a rarear no mercado (um número ou cor específicos de tênis, por exemplo).
Confira a reputação dos sites e cuidado em dobro com sites suspeitos. Em caso de dúvida, faça pesquisas sobre um e-commerce no Reclame Aqui ou Procon local.
É sempre legal acompanhar as campanhas da Black Friday, mas você pode se surpreender com achados ao longo ano, usando cupons de desconto, cashbacks e queimas de estoque. Ou seja, não é o fim do mundo.