Black Friday 2024: confira as 7 roubadas e pegadinhas mais comuns

A Black Friday já está aí e todo cuidado é pouco para não cair em fraudes e ficar no prejuízo. Confira algumas das pegadinhas mais comuns contra os consumidores.

Sites falsos

Cuidado com links de emails ou URLs falsos, sem o https, ou que tenham erros de português. O Procon mantém uma lista de sites de e-commerces piratas bloqueados.

Forma de pagamento

Calcule certinho as opções de parcelamento (se elas realmente são juros zero) e os descontos por Pix. Uma promoção muito atraente pode ser uma roubada.

Frete

Você fez uma cuidadosa pesquisa de preço, escolheu cor e modelo e na hora de fazer o checkout, o frete pode ser mais caro que o produto. Muita atenção nessa hora para não perder dinheiro.

E-mails fake

Este é perigoso. Você acabou de fazer uma compra e recebe um email, aparentemente real, sobre o status do pedido e dados de entrega. Atente-se com o destinatário e, em caso de dúvida, contate a loja.

Cupons falsos

Muito cuidado com comunidades de WhatsApp, Telegram e sites que oferecem cupons de desconto em troca de informações pessoais. Muitos são falsos e a maioria dos idôneos nem sequer solicita dados.

Preços inflados

Essa é velha conhecida. Você lê uma tarja “60% off”, “sale”, “redução de preço” e fica todo ouriçado. O remédio aqui é acompanhar desde já a flutuação dos preços dos produtos e só comprar o que realmente tem desconto.

Problema com devolução

Cuidado ao comprar produtos de sites ou vendedores dos marketplaces com baixa reputação em no Reclame Aqui ou Procon. Caso tenha problema com qualidade do produto ou tamanho errado, pode ser um tormento tentar a devolução do dinheiro ou cancelar a compra.