Bloqueio de celular por dívidas é “agiotagem legalizada”? Entenda o caso
Imagine a situação: de repente, seu celular foi bloqueado. Nada de WhatsApp, TikTok, Instagram, Google Maps. O motivo? Uma dívida com uma instituição financeira.
O polêmico bloqueio remoto do aparelho, alegadamente realizado após apenas uma semana de atraso, pode levar a prejuízos para quem depende do celular para o trabalho, como entregadores.
O insólito caso viralizou quando a influenciadora Nath Finanças publicou um vídeo com críticas à empresa de microcrédito SuperSim, que oferece empréstimos com o celular como garantia.
Acusada de “agiotagem legalizada”, a SuperSim contra-atacou, com uma notificação extrajudicial acusando Nath de difamação, exigindo a retirada das publicações nas redes sociais.
No meio jurídico há controvérsias sobre a legalidade deste tipo de empréstimo e garantia. Enquanto esta zona cinzenta não tem decisão final, o ideal é ter bastante cuidado na hora de entrar nessa.
Confira na matéria um pouco mais sobre este caso, as posições de Nath Finanças e da SuperSim e as opiniões de especialistas na área.