O Bolsa Família é o principal programa de combate à fome e de transferência de renda no país. Para ter acesso ao benefício, é preciso atender a requisitos e cumprir compromissos nas áreas de saúde, o que proporciona aos cidadãos um maior acesso às políticas públicas.
As condicionalidades da saúde são os compromissos assumidos pelas famílias beneficiárias na área. São eles: cumprir o calendário de vacinação, acompanhar o estado nutricional dos beneficiários que tenham até 7 anos e realizar o pré-natal das gestantes.
No primeiro semestre de 2025, o acesso à atenção primária em saúde foi proporcionado para mais de 27,8 milhões de beneficiários do programa, conforme o Informe Bolsa Família de outubro.
O acompanhamento de mulheres foi protagonista no período e alcançou 88% do grupo (22,1 milhões de mulheres), o que possibilitou o monitoramento pré-natal de mais de 559 mil gestantes.
Do grupo que soma as crianças até 6 anos e mulheres beneficiárias, 81,4% (ou seja, 27.803.641 pessoas) cumpriram as condicionalidades de saúde.
O acompanhamento de crianças de até 6 anos aumentou e atingiu a taxa de 61%. Apesar do crescimento, uma parcela correspondente a 38,9% dessa categoria ainda não aderiu ao compromisso.