Conforme o calendário oficial publicado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o pagamento do Bolsa Família segue a ordem do último dígito do NIS, que consta no cartão do responsável familiar
É possível realizar o saque do benefício de quatro formas: 1. Unidades lotéricas, 2. correspondentes Caixa Aqui; 3. Caixas eletrônicos da Caixa.
Basta comparecer em uma agência da Caixa com documento de identidade original. Se o beneficiário possuir a Conta Poupança Social Digital da Caixa, basta sacar o valor em um caixa eletrônico da Caixa com o token gerado pelo CAIXA Tem.
O beneficiário pode consultar o saldo antes de sacar o benefício. Para isso, o responsável familiar pode confirmar a situação do benefício via aplicativo do Bolsa Família (disponível em iOS e Android) ou via telefone, pelo número 111.
Para ser contemplado com o benefício, é necessário que a família possua uma renda individual menor do que R$ 218,00. Esse cálculo deve ser feito somando o salário de todos os integrantes e dividindo pelo número de pessoas do núcleo familiar.
Para realizar a inscrição, é preciso fazer o cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) e aguardar a resposta de inclusão pelo MDS.