Apesar dos desafios sociais e econômicos, o Brasil aparece como o país com o maior número de milionários na América Latina, segundo o Relatório Global da Riqueza 2025, publicado pelo banco suíço UBS.
O levantamento internacional mostra que, em dólares, o país soma cerca de 433 mil pessoas com patrimônio milionário, o que garante a ele a 19ª posição entre as 56 nações analisadas.
No contexto latino-americano, o Brasil mantém uma vantagem significativa. Já o México, surge na 21ª posição, com aproximadamente 399 mil milionários, reforçando a liderança brasileira no bloco regional.
Para entrar no ranking, não basta ter dinheiro aplicado ou em conta-corrente. O relatório considera a riqueza líquida dos indivíduos, o que inclui imóveis, investimentos, aplicações financeiras e outros ativos, descontadas todas as dívidas.
Os 10 países com mais milionários no mundo são: Estados Unidos (23,831 milhões); China continental (6,327 milhões); França (2,897 milhões); Japão (2,732 milhões); Alemanha (2,675 milhões); Reino Unido (2,624 milhões); Canadá (2,098 milhões); Austrália (1,904 milhões); Itália (1,344 milhões); Coreia do Sul (1,301 milhões).
Apesar do alto número de milionários, o Brasil também figura entre os países mais desiguais do mundo. A distribuição de riqueza é extremamente concentrada, colocando o país ao lado da Rússia em termos de disparidade econômica.