Um a cada três investidores brasileiros tem como objetivo conquistar a casa própria, segundo dados do Raio-X do Investidor Brasileiro, da Anbima.
Esse número cresce há pelo menos três anos, e é a ambição dos mais jovens (‘Geração Z’ e ‘Millennials’), das classes ‘C’, ‘D’ e ‘E’, e entre as pessoas ‘Pretas e Pardas’.
Se filtrados por idade e classe social, os números são ainda mais reveladores: os jovens e as pessoas com menos bens da sociedade brasileira levam ainda mais a sério a questão.
Entre os integrantes da Gen Z (de 16 a 28 anos), o intuito de adquirir a casa própria representa 36% dos investidores ouvidos. Os ‘Millennials’ (de 29 a 42 anos): 38% e a geração ‘Baby Boomer’ (de 59 a 77 anos), 24% do total.
As classes ‘D’ e ‘E’ são as que mais ambicionam a compra de um imóvel: 36% da amostra. Na classe ‘C’, o resultado apresenta diferença muito pequena: 35% dos consultados. Apenas 29% dos investidores das classes ‘A’ e ‘B’ compartilham o mesmo desejo.
O sonho de comprar a casa própria ainda se destaca entre ‘Pretos e Pardos’ ouvidos pelo levantamento: 35% contra 30% de ‘Brancos’ e 31% de ‘Outros’.
A vontade de adquirir um imóvel ficou acima dos 30%: ‘Fundamental’ marcou 32% das respostas; ‘Médio’ ficou em 35%; e ‘Superior’ também registrou 32%.