BYD: montadora maior que a Tesla pode assumir fábrica da Ford na Bahia
Megainvestidor Warren Buffett é um dos maiores acionistas da empresa
A BYD Auto está em negociações avançadas para produzir carros e caminhões elétricos, ocupando a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.
A montadora chinesa é a maior fabricante de veículos elétricos e híbridos do mundo – ultrapassando a até então líder Tesla em 2022 –, incluindo carros, ônibus e caminhões, além de baterias.
Sediada em Xian, no interior da China, a BYD produziu 1,86 milhão de veículos no ano passado. As ações do conglomerado BYD Co. estão listadas nas bolsas de Hong Kong e Shenzen.
Especula-se que os investimentos na antiga fábrica baiana da Ford podem chegar a R$ 3 bilhões, gerando 1,2 mil empregos. Ainda não há um prazo ou plano concreto para a tomada de decisão final.
Um dos maiores apoiadores da BYD Co. é a Berkshire Hathaway do megainvestidor Warren Buffett.
No entanto, desde meados de 2022 Buffett tem se desfeito de suas posições na montadora. Atualmente a Berkshire possui uma fatia de 11,9% na companhia, em um total de US$ 3,57 bilhões em valores de março de 2023.
Não se tem certeza dos motivos que levaram a Berkshire a vender essas ações, levantando inúmeros rumores. No entanto, é possível que tenha sido apenas uma realização de lucros.
Além de veículos de passeio, uma das grandes apostas da BYD é no transporte público, lançando ônibus elétricos (atraindo planos urbanos de baixa poluição) e composições de monotrilhos. O VLT SkyRail Bahia, em Salvador, é um desses projetos.
Hoje seu maior mercado consumidor é a própria China, mas a chegada ao Brasil pode inaugurar um novo momento na indústria local e na eletrificação da frota nacional.
Apesar de desejados, modelos eletrificados (PHEV, híbridos e puramente elétricos) ainda são caros no país, sem muitos incentivos governamentais para sua adoção.
A Ford Motors deixou de fabricar veículos no Brasil em 2021, esvaziando suas linhas de produção em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e Camaçari (BA).
Motoristas brasileiros órfãos de modelos como Fiesta, Ka e Ecosport no futuro talvez tenham a oportunidade de dirigir silenciosos e mais sustentáveis carros elétricos.